sábado, 10 de agosto de 2013

JMJ Rio 2013

"A alegria é muito maior do que o cansaço" ...
         Assim, disse o Papa Francisco voltando a Roma depois da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Podemos repetir a mesma coisa retornando a Curitiba.
         A semana que passamos no Rio foi uma grande graça para nós e também o privilégio de representar a nossa Congregação na Jornada Mundial da Juventude. Noviças, irmã Dominka e ir. Faustina viemos de Curtitiba e de São Luiz - do Maranhão vieram ir. Joana e ir. Luiza.
Já na segunda-feira de manhã, acompanhando ir. Dobroslawa preparamos uma decoração no salão no Ginásio " Club Cocota ", onde da quarta-feira ou seja, 24 de julho até sexta-feira 26 de julho, foram realizadas as catequeses na língua Portuguesa liderada por bispos do Brasil. Participaram delas peregrinos  da Ilha do Governador, acolhidos na paróquia São Sebastião, onde nossas irmãs estão trabalhando.
         Na terça-feira, juntamente com a Irmã Faustina e dois jovens de Maranhão responsáveis ​​por um grupo de 33 pessoas, fomos para Sambódromo retirar o Kit do Peregrino, isto é: material gráfico, mochilas, camisetas, etc, preparados para cada peregrino inscrito que estava participando em JMJ. No lugar já estava esperando por nós uma fila quilométrica. Após 5 horas esperando em pleno sol finalmente retiramos o nosso kite. Esto foi o anúncio do que estava nos esperando nos próximos dias da Jornada: filas longas e infinitas para pegar a comida, o metrô ou o onibus, nos quais milhares de jovens com calma e paciência angelical esperavam pela sua vez. A atmosfera incomum destes dias começou a nos contagiar, e até mesmo o cansaço foi dominado pela alegria interior.
         De quarta-feira até sábado, no Rio reinava a chuva e frio. Os próprios cariocas diziam que não lembram de anos de tanto frio! Tocava-nos profundamente o fato de que para a maioria aquela chuva não atrapalhava. Ns ruas estavam milhares de jovens em capas da chuva, que se deslocam de um lugar para outro. Isso foi algo inesperado! Cantamos, rezamos nas ruas, cumprimentando uns aos outros com alegria e paz! Não importava quem é de onde veio: da Coréia, Argentina, Chile, Angola, Moçambique, Europa ou de qualquer parte do Brasil, todos construímos uma Igreja, uma grande família dos filhos de Deus! Experimentamos mais de perto a grandeza e poder do amor de Deus, e assim foi até o final deste encontro.
         Na quinta-feira, no Copacabana, todos se reuniram para acolher o Papa Francisco entre nós. Ficamos em uma enorme multidão na rua, onde esperamos o Santo Padre passar. Foi uma experiência incrível e inesquecível. Todo mundo queria ver o Papa, mas isto não dispensava a ninguém de ajudar o outro do seu lado, para que ele também pudesse vê-lo. Sem empurrarões e com alegria esperávamos o Vigário de Cristo. E quando ele passou todos experimentamos algo inexplicável, uma enorme paz e amor que irradiava do Papa Fransisco! Assim foi por todos os dias, esperávamos pela passagem do Santo Padre, no mesmo local, tendo possibilidade de vê-Lo de perto o nosso coração enchia-se de alegria e de paz.
         Na sexta-feira participamos na Via-Sacra, e depois no sábado na vigélia e, em seguida, no domingo na Santa Missa de envio. O Rio e a praia de Copacabana, tornaram-se o ponto de encontro da Igreja Viva! A oração, o silêncio e as palavras do Papa dirigidas a nós, cheio de simplicidade mas tambem de desafios, dominava os milhões de peregrinos. Sabíamos que estávamos alí não só para nos reunir com os outros e não tanto por causa do Santo Padre, embora isto fosse importante, mas nós estávamos lá por amor de Cristo! Para mim é uma experiência pessoal do Deus Vivo presente em nós e através de nós. Durante a Adoração do Santíssimo Sacramento não havia necessidade de silenciar ou estimular alguém a ajoelhar-se na areia, era tão normal e natural! Milhões de pessoas em total silêncio adorando a Jesus Eucarístico com Papa, isto foi possível graças aos telões fixados na praia. Não houve distância entre nós e diferenças, nós estávamos lá e formávamos todos uma grande Igreja unida em torno de Cristo! Acredito que, como o Papa Francisco disse mais tarde, isto foi uma grande experiência da Primavera da Igreja e do mundo!
         No final, quero ainda repetir as palavras do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, dirigidas ao Santo Padre durante a Santa Missa: "Nós acreditamos que o que foi semeado aqui, será capaz de crescer e que os jovens que estão aqui, e que vão espalhar-se pelo mundo, e vão fazer que a planta da fé vai crescer nos todos os cantos mundo ... Já estamos com saudades dos momentos passados entre nós, confirmando-nos na fé. Sentimos que segunda-feira irá faltar alguém muito importante e próximo de nós! Alguém que nos fez muito felizes e se aproximou de cada um com suas palavras e seus gestos. Mas Vossa Santidade nos anunciou Jesus Cristo. Ele permanece conosco e nos faz unidos, mesmo de longe, Ele permanecerá conosco. Nós vamos espalhar-nos, mas irá conosco a Palavra de Jesus Cristo ... e vamos levar a Sua Palavra, porque Ela aqueceu nossos corações ".
         É verdade, Jesus acendeu em nossos corações de novo o fogo da fé, amor e esperança. Esperamos e oramos para que ele não seja um fogo artificial, que acendeu e morreu rapidamente, mas o fogo da fé nos ajudará a vencer as ciladas do mundo: conformismo, prazer ou indiferença. Como no primeiro dia, o Papa disse: «bote fé» e a vida terá um sabor novo, a vida terá uma bússola que indica a direção; «bote esperança» e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; «bote amor» e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. «Bote fé», «bote esperança», «bote amor»!
Que Deus seja louvado por todas graças que recebemos!
         Já agora ... preparemo-nos com todo o Brasil para a próxima Jornada Mundial da Juventude, desta vez em nossa amada Cracóvia!

Irmã Maria Domika